A fisioterapia é essencial na recuperação de pacientes diagnosticados com a Covid-19, tanto para aqueles que precisam ser internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) – quando o fisioterapeuta busca ativamente a melhora da força muscular de membros e músculos respiratórios, e ainda trabalha o “desmame” dos aparelhos de ventilação – quanto para outros que acabam tendo sequelas pós-Covid. 

Conforme o Dr. Daniel Meneguzzi, Coordenador do Serviço de Fisioterapia Respiratória do Centro Hospitalar Nossa Saúde (CHNS) Curitiba, “a fisioterapia tem um papel fundamental também em infecções secundárias”. “O fisioterapeuta consegue mobilizar secreções da via, gerar a expansão pulmonar, aumentar taxas de oxigenação e ter hoje uma dinâmica no sentido de alta da UTI desses pacientes”, pontua ele. 

“Para pacientes que precisam de ajuda no tratamento pós-Covid, nós trabalhamos para a melhora de uma vida social, para a execução de atividades de vida diária e para minimizar o efeito dessa terrível doença que é a Covid-19”, explica o fisioterapeuta. “Precisamos ressaltar ainda as complicações bem importantes em pacientes mais jovens, a gente vem presenciando inúmeros pacientes jovens em nossos programas de reabilitação pulmonar”, alerta o profissional. 

Ainda, Meneguzzi destaca que o mais importante no combate ao novo Coronavírus são os cuidados e medidas como uso de máscara e de álcool em gel, manter o distanciamento social e evitar aglomerações: “todos os holofotes devem estar virados para a prevenção”. 

Quer saber mais? Clique aqui e veja o vídeo completo com a entrevista do Dr. Daniel Meneguzzi.