VOCÊ SABE O QUE É SEPSE?

Sepse é uma resposta inadequada do nosso organismo frente a uma infecção, na maior parte das vezes causada por bactérias. Essa reação é a forma que o organismo encontra para combater o micro-organismo agressor. O sistema de defesa libera mediadores químicos que espalham a inflamação pelo organismo, o que pode causar a disfunção ou a falência de múltiplos órgãos, provocada pela queda da pressão arterial, má oxigenação das células e tecidos e por alterações na coagulação do sangue. A maioria das infecções pode fazer sepse, como pneumologia, infecção urinária, renal, apendicite, feridas e meningite.
Atualmente 11 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por causa da Sepse e nem sempre são provenientes em ambientes hospitalares, na verdade, a maioria é causada em ambiente comunitário, pessoas quem não frequentam hospitais.

SINTOMAS:

Os sintomas de sepse variam de acordo com o grau de evolução do quadro clínico. Os mais comuns são: febre alta ou hipotermia, calafrios, baixa produção de urina, respiração acelerada dificuldade para respirar, ritmo cardíaco acelerado, agitação e confusão mental. Outros sinais possíveis da síndrome são o aumento na contagem dos leucócitos e a redução no número de plaquetas.

PREVENÇÃO

O risco de contrair infecções que podem promover uma resposta inflamatória sistêmica será menor se forem respeitados os seguintes princípios básicos:
• Lavar as mãos com frequência com água e sabão;
• Manter o esquema de vacinação das crianças atualizado;
• Evitar a automedicação e o uso indiscriminado de antibióticos;
• Não interromper o tratamento antes do prazo prescrito pelo médico;
• Lembrar sempre que a febre em crianças funciona como um sinal de alerta para procurar orientação a médica.
Lembre-se: A agilidade no diagnóstico SALVA VIDAS!