Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, um dos tipos mais comuns entre as mulheres. A data é comemorada todos os anos, buscando sempre oferecer conhecimento e conscientização a respeito da doença, dando acesso aos serviços para diagnóstico e tratamento, visando, assim, a diminuição das taxas de mortalidade.
Os dados assustam. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022, a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama no país. Um número estimado de 61,61 casos por 100 mil mulheres.
O câncer de mama é conhecido por apresentar vários tipos, que podem ter um desenvolvimento rápido ou lento. Em homens, a doença pode se desenvolver, mas são raros os casos.
Na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser detectado logo no começo, fazendo com que as chances de cura e tratamentos menos invasivos sejam maiores. Geralmente, é identificado pelas próprias mulheres, e, por isso, se faz tão necessário estimular o autoexame e o autoconhecimento.
O câncer de mama pode ser causado por fatores hereditários e/ou alterações genéticas, que pode ser estimulado pelo tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal por tempo prolongado), obesidade, fumo e alcoolismo. Também é mais frequente nas mulheres que tem início da menstruação em idade muito jovem e menopausa tardia.
Sintomas:
O mais comum é o aparecimento de nódulos, que em geral são indolores, frequentemente duros e irregulares, e menos frequentemente macios e arredondados. Por isso é importante consultar o médico e realizar os exames com regularidade.
Se observar alguns desses sinais, agende uma consulta médica:
• Nódulo na mama
• Inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja.
• Irregularidades ou retrações na pele da mama.
• Dor ou inversão do mamilo.
• Vermelhidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama.
• Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida.
• Nódulo nas axilas.
Saiba como fazer o autoexame:
O autoexame da mama não é considerado um dos exames preventivos do câncer, mas pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre o 3º e o 5º dia depois da menstruação.
A palpação de pé deve ser feita durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Para isso deve-se:
1. Levante o braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça;
2. Palpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita;
3. Repetir estes passos para a mama do lado direito.
A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.
O câncer de mama é um tumor maligno que tem 95% de chances de cura quando detectado precocemente. Por isso, consultar um médico e fazer exames com regularidade pode ser decisivo para a sua saúde.
Prevenir é um ato de amor com você, com o seu corpo e com todos que te amam.