Casos de hepatite aguda em crianças foram identificados em alguns países. O que se sabe, até agora, é que esse surto de hepatite é por causa de um adenovírus, um agente viral que provoca grande parte das doenças respiratórias, podendo afetar também o sistema digestivo. Um vírus considerado comum, mas que até então, não causava hepatite. E esse é o desafio da saúde agora.
No Brasil, os casos suspeitos estão sendo investigados por cientistas. Os pacientes têm entre um mês e 16 anos de idade. A origem da doença ainda é desconhecida, mas já se sabe que não há nenhuma relação direta com os vírus comuns da hepatite.
Hepatite
A hepatite é qualquer inflamação no fígado que pode ser causada por diversos motivos, entre os mais comuns: excesso de medicamentos, alcoolismo e presença de vírus. Os diferentes tipos de hepatite são: A, B, C, D, E, F, G, hepatite autoimune, hepatite medicamentosa e hepatite crônica.
A hepatite aguda grave que vem sendo constatada é caracterizada por uma inflamação repentina, provocando geralmente diarreia, vômito, febre, dores musculares e coloração amarelada na pele e olhos.
Relação hepatite e covid-19
Especialistas já descartaram a possibilidade de a hepatite aguda grave ter sido causada pela vacina contra a covid-19, porque a maioria das crianças que adoeceram ainda nem havia sido imunizada.
Entretanto, a presença do vírus Sars-CoV-2 foi detectada em alguns pacientes. Pesquisadores apontaram também, que uma infecção anterior ou atual por Covid-19 seguida de outra por adenovírus, deixa uma espécie de reservatório viral no trato intestinal. A investigação agora é para saber se a infecção pode ter provocado nessas crianças, uma pré-disposição a desenvolver hepatite.
Como prevenir?
Oriente os seus filhos a lavar bem as mãos e cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar. E ao surgirem sintomas suspeitos, busque imediatamente o atendimento médico.