Nem sempre olhamos com carinho para um dos órgãos mais importantes do nosso corpo: o coração. Responsável por bombear o sangue por todo o sistema circulatório, ele precisa ser verificado constantemente, para garantir que está em pleno funcionamento e evitar surpresas perigosas!

No Brasil, esse cuidado é ainda mais necessário, já que os dados não estão ao nosso favor. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares, que afetam o coração e a circulação, são a principal causa de mortes no país, ultrapassando os acidentes, mortes violentas, cânceres, doenças respiratórias e infecções.

Entre os problemas cardíacos, um dos mais graves e comuns é o infarto. Isso porque o atendimento ao paciente que está tendo um ataque cardíaco precisa ser feito rapidamente. Neste caso, o tempo é fator determinante para que o quadro de saúde seja estabilizado e a situação, revertida.

Infarto

O infarto do miocárdio acontece quando alguma artéria ligada ao coração acaba entupida, impossibilitando a passagem do sangue. Em geral, essa obstrução é causada pelo acúmulo de gordura na parede das artérias – originado por maus hábitos alimentares e sedentarismo – ou pela formação de trombos.

Sintomas

Perceber os sintomas precocemente é essencial em qualquer doença relacionada ao coração! Fique atento a esses sinais:

  • Dor aguda ou sensação de compressão no peito;
  • Tontura;
  • Ansiedade;
  • Falta de ar;
  • Náuseas e vômito;
  • Ardência no peito;
  • Desmaio;
  • Indigestão;
  • Sudorese;
  • Dor no peito que continua pela mandíbula, ombros ou braços (lado esquerdo).

O que fazer?

Nos casos de infarto, é indicado que o paciente seja levado até um centro hospitalar e atendido em até 90 minutos. No local, ele será submetido a um eletrocardiograma, para confirmar a situação, e será medicado para diminuição de dor e controle da ansiedade.

Nos casos mais comuns, a desobstrução das artérias é feita com a utilização de medicamentos antiagregantes ou anticoagulantes, ou ainda de forma mecânica, através de um cateter, com a implantação de uma espécie de “tubo de metal”, que irá garantir a passagem do sangue. Dependendo da gravidade, os médicos podem ainda optar por realizar uma ponte de safena, ou seja, um processo de revascularização do miocárdio.

Check-up

Para evitar o infarto e outras doenças do coração, o ideal é manter os exames em dia, fazendo visitas periódicas ao seu médico. Lembre-se: é sempre melhor prevenir!

Agende agora sua consulta, faça um check-up e tenha uma vida mais tranquila e saudável.