O que seria de nós sem este aparelho de comunicação com tantos atrativos? Mas, segundo estudos, este hábito está afetando a saúde das pessoas. Você sabia, que o brasileiro é o povo mais dependente, passando de 5 horas por dia mexendo no smartphone?
Nosso corpo não foi feito para ficar parado em uma mesma posição por muito tempo. Somos uma máquina para estarmos sempre em movimento. Algumas profissões, atividades e “hobbies” afetam diretamente a nossa postura. Ao manter a cabeça, ou qualquer outra parte do corpo, na mesma posição por longos períodos, provavelmente vá causar dor, mesmo quando “estamos retos”, a falta de atividade muscular causa fadiga, fraquezas e dores.
Por isso manter o corpo sempre em movimento é a melhor forma de evitar dores ao longo do dia.

Celular – Nosso bem ou nosso mal?

A tecnologia está aí e cada vez mais atrativa, principalmente para as gerações que já nasceram neste universo. Com o isolamento social, isso ficou ainda mais evidente.
No entanto, quando usado sem moderação, pode se tornar um problema, causando diversos danos à saúde física e mental. As consequências causadas pelo uso excessivo de celular têm chamado a atenção de profissionais da saúde. E já existe até um nome para essa doença: a Síndrome do Smartphone.
Existe dor no pescoço relacionada ao uso do celular?

Sim, pois o fato de mantermos uma posição única por um tempo prolongado, gera a sobrecarga na musculatura do pescoço, ocasionando dor.
Olha essa curiosidade: a cabeça de uma pessoa adulta pesa entre 4,5 kg e 5,4 kg. Quando inclinamos para baixo, o pescoço passa a sustentar um peso maior, que segundo estudos, pode chegar a 27 quilos. É como se ele estivesse carregando uma criança de 8 anos em volta do pescoço.
Quem passa o dia enviando mensagens, checando as redes sociais e lendo e-mails no aparelho pode estar pressionando a coluna cervical e afetando a postura. Ah, e não é só a coluna não, também é possível surgir inflamações nos tendões e musculatura da mão, que impactam em pequenas tarefas, como: girar a chave do carro, escovar os dentes ou abrir uma torneira, além de dores musculares, de cabeça, insônia, ansiedade e falta de concentração.
Para os vaidosos de plantão
Especialistas já comprovaram que pode favorecer, também, o aparecimento de rugas e papadas. Tudo por causa da posição inclinada do pescoço, fazendo com que haja uma sobreposição da pele, que acelera o impacto da gravidade, aumenta as chances de flacidez e o aparecimento de rugas na região do pescoço, queixo e parte inferior do rosto.

Agora observe essa imagem:

É assim que ficamos quando estamos navegando no celular.

Por isso, separamos algumas dicas de prevenção e atitudes simples que podem fazer toda a diferença:
– Faça alongamentos no pescoço algumas vezes por dia;

– Procure manusear o aparelho alternando as duas mãos;
– Eleve o celular na altura dos olhos quando for usar e não o pescoço para baixo;
– Silencie ou desabilite as notificações das redes sociais da sua tela, isso também ajuda a reduzir o uso;
– Pratique atividade física;
– E quando o assunto é criança: o ideal é limitar e controlar o uso do celular e estimular brincadeiras, pode ser até em família, promovendo um fortalecimento emocional.

Cuide da sua saúde, o seu bem mais valioso!