Você conhece os inúmeros benefícios do aleitamento materno? Além de alimento, o leite materno oferece todos os nutrientes para um desenvolvimento ideal e saudável do bebê e ainda fortalece mais o vínculo com a mamãe.
Porém, vai além do amor. O processo de amamentação envolve confiança, dedicação, apoio e muita informação.
Muitas mamães enfrentam diversas dúvidas nesta fase.
O início da amamentação pode ser bem difícil para algumas mulheres. Assim, a falta de compreensão ou ajuda, associado com algumas dores e as rachaduras no bico do peito podem desestimular a amamentação. Por isso, buscar ajuda profissional é fundamental para uma maior tranquilidade nesse momento entre mãe e bebê.
Linha de Cuidado materno-infantil, Mãe Coruja, da Nossa Saúde, formada por uma equipe multidisciplinar foi desenvolvida para acolher e fornecer todo o suporte necessário às grávidas, puérperas e crianças menores de 02 anos. Ela apoia, monitora, esclarece dúvidas, auxilia nas consultas, exames, amamentação, realiza visitas domiciliares pós-parto e oferece mensalmente, oficinas direcionadas para promover mais segurança e confiança nessa nova fase da vida.
A Aline, enfermeira responsável pelo Mãe Coruja, está conosco desde 2021 e está encarregada de acompanhar todo o período gestacional das nossas gravidinhas, bem como esclarecer dúvidas referente ao trabalho de parto, puerpério, amamentação e também cuidados com o recém nascido. O Mãe Coruja também oferece apoio físico e emocional para tornar a trajetória mais leve. Atua ajudando no agendamento de consultas, exames e liberação de guias. Fora isso, o programa oferece visitas domiciliares pós parto, a fim de ajudar no processo de amamentação, e oficinas para disseminar informações. “Atuar no Mãe Coruja é extremamente gratificante! Observo e recebo, diariamente, o retorno positivo das gestantes. Percebo que esse acompanhamento faz toda a diferença na vida delas. É um programa que vai além do ‘acolher’. É compreender sua real necessidade, estar perto, estar
presente, acompanhar cada passo e ajudar em todo o processo, desde a gestação, amamentação e nos primeiros meses de vida da criança. Nosso trabalho é diferenciado. Existe muito amor e empatia em cada detalhe do processo!”

O trabalho realizado pelo Mãe Coruja fez a diferença na vida da nossa querida colaboradora, Jaqueline Gluck, coordenadora do marketing. Ela é mãe de um menino de 07 anos, o Vítor e agora, da Angela, com poucos dias de vida. A experiência com a Mãe Coruja tem sido acalentadora e fortalecedora para esse momento delicado:
“Trabalho há quase 02 anos na Nossa Saúde, desde então, acompanho o trabalho da Mãe Coruja, mas poder vivenciar isso está sendo muito gratificante. Durante toda a gestação eu recebi o apoio necessário. Na mesma semana em que ganhei a Angela, já enfrentei dificuldades na amamentação, meu leite empedrou, tive fissuras e muitas dúvidas, mas prontamente recebi todo o apoio necessário. Fui orientada como massagear, esgotar o leite, hidratar as mamas e como fazer a pegada correta do bebê. A minha filha só se alimenta do leite materno e as dicas, conselhos e orientações reduziram a minha ansiedade e foram preciosos para o sucesso da amamentação.
Agora faço todo o acompanhamento da puericultura pelo NAI, o que me traz muita segurança. Esse apoio é fundamental e essencial, que me tranquilizou e me ajudou nesse momento delicado, em que me encontro cansada e emocionalmente abalada, mas que faz toda a diferença para a mãe e o bebê. Só tenho que agradecer à Nossa Saúde.”

O aleitamento materno é a melhor forma de amamentar o bebê. Além disso, O esforço que a criança faz para sugar o leite do peito da mãe é um excelente exercício para o desenvolvimento muscular do rosto e da boca. No futuro, isso influencia na respiração, mastigação, articulação da fala e no alinhamento dos dentes. O leite materno protege de infecções e previne algumas doenças como asma e diabetes. Também favorece o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
E também traz inúmeros benefícios à saúde da mulher. Amamentar reduz as chances de desenvolvimento de câncer de mama, de ovário e de endométrio, além de diabetes tipo 2 e quanto mais tempo a mulher consegue amamentar, maiores são os benefícios.
Agosto Dourado | Leite materno é alimento de ouro!