Os idosos, pessoas acima de 60 anos de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para países em desenvolvimento, fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 e precisam se resguardar ainda mais para evitar a exposição desnecessária perante o vírus. Isso é importante porque eles são mais propensos a apresentarem as formas graves da nova doença, com necessidade de internamento em Unidades de Terapia Intensiva UTIs, e por vezes, ainda acumulam em seus históricos hipertensão arterial, diabetes e outras patologias que agravam ainda mais a situação.

Embora o perfil de vítimas do novo Coronavírus tem se pluralizado ao redor do mundo, ainda assim, majoritariamente os idosos lideram o triste ranking entre o expressivo número de mortos. A forma e probabilidade de contágio são iguais para todos, quanto a isso não há diferença, porém o que muda é exatamente a suscetibilidade do indivíduo de mais idade que acaba desenvolvendo a doença em sua forma mais grave.

Esse grupo é mais delicado pois o envelhecimento do sistema imunológico faz com que a resposta do corpo humano a um vírus invasor seja, por consequência, mais lenta, deixando o organismo vulnerável aos ataques externos.

Então faça a sua parte!

Mesmo que você não pertença a nenhum grupo de risco, proteja-se por eles. Suas atitudes podem sim, salvar vidas.

Esteja atento, é hora de despertar o lado humano que habita dentro de cada um de nós.

Saiba como ajudar um amigo (o) ou um vizinho (a) idoso (a) com segurança se ele precisar de você para o auxílio com as compras externas de alimentos, utensílios básicos e remédios:

Lembre-se, essas dicas são válidas também para você que tem algum parente próximo de mais idade e que more sozinho.

1 – De preferência por telefone, mensagem ou ligação, entre em contato com a pessoa para anotar o que é necessário;

2 – Ao escolher os produtos no comércio, cuide com a validade e preste atenção se a embalagem não está violada ou em mau estado.

3 – Evite comprar alimentos expostos sem proteção, como pães e até mesmo refeições em buffet.

4 – Ao chegar com as compras, se for possível, deixe-as na porta e instrua o seu (a) amigo (a) a higienizar todos os itens com álcool gel 70%. Lembre-se também de avisar para que ele (ela) lave muito bem frutas e verduras, pois os alimentos crus podem carregar o vírus em sua superfície.

5 – Ao precisar visitar ou atender um idoso, faça o uso de máscara e mantenha o distanciamento social de pelo menos 1,5 metros. Não faça refeição junto com idosos.

6 – Monitore o estado de saúde dos idosos que você cuida. Observe sinais de alarme como: mudança de comportamento (confusão mental, alucinação, desânimo, letargia), alteração na alimentação, muito tempo deitado, cansaço, dificuldade para respirar ou fazer suas atividades do cotidiano. Lembramos que muitas vezes, os idosos não têm sintomatologia típica. Não tarde em procurar pelo atendimento médico.

Dessa forma seremos mais fortes e teremos mais ânimo para enfrentar as adversidades com calma, sabedoria e afeto. Quem se debruça no amparo e cuidado com o outro, não tem tempo de chorar, a vida fica mais leve e o coração cheio de energias positivas.

 

Vamos nos unir nessa corrente, mesmo que distantes.