im

 O cuidado deve ser redobrado com ouvidos, nariz e garganta

A estação mais fria do ano vai começar e com ela chegam também as doenças respiratórias que atingem a maioria da população.

Nesta temporada, o corpo é atacado porque o sistema respiratório é coberto por uma mucosa com cílios e o frio paralisa esses pelinhos, cuja função é varrer os invasores para fora. Com os cílios paralisados, os micro-organismos entram no corpo humano e, dependendo de onde se instalam, causam um tipo diferente de infecção.

  BOX WEB SINTOMAS

Segundo os especialistas, o organismo geralmente combate sozinho todos esses problemas respiratórios. Entre cinco a sete dias, elimina os vírus ou bactérias, com a ajuda de muita hidratação, alimentação balanceada e repouso.

Porém, a presença de secreções espessas, amareladas ou esverdeadas no nariz ou no ouvido, ou ainda pontos de pus na garganta, pode indicar a agravação das doenças, assim como febre.

Por isso, a avaliação de um otorrinolaringologista é muito importante para o correto diagnóstico. E o tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente.

BOX WEB CUIDADOS

 

Fonte: Ministério da Saúde