No período da Páscoa, os diabéticos e pré-diabéticos precisam estar atentos ao consumo excessivo de chocolate para não comprometerem a saúde. Devem evitar consumir, principalmente, chocolate branco, ao leite e os recheados. E a medida diária de consumo indicada é de 30 gramas, que equivale a três quadrados pequenos de chocolate em barras.
Veja abaixo as propriedades dos diversos tipos de chocolates e opte por uma escolha saudável.
Chocolate de Soja: Concentração de proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Livre de ingredientes de origem animal, ideal para veganos e pessoas com intolerância à lactose.
Chocolate Amargo: Grãos de cacau torrados, sem adição de leite, com pouca adição de açúcar. Estudos recentes apontam que os antioxidantes presentes auxiliam na diminuição dos níveis de LDL (mau colesterol) e da pressão arterial.
Chocolate Diet: Massa e manteiga de cacau, leite em pó e adoçantes (sorbitol, sacarina, sucralose, aspartame). Apesar de não conter açúcar em sua composição, apresenta alto teor de gordura, contribuindo para o aumento de peso, portanto, influenciando no controle glicêmico.
Chocolate ao Leite: Cerca de 30% de cacau, os 70% restantes são açúcar, manteiga de cacau, leite, soro lácteo, emulsionante e aromas.
Chocolate Branco: Alto teor de gordura saturada, produzido a partir da manteiga de cacau, sem propriedades benéficas.
Fonte: Ministério da Saúde