2

 

Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente em mais de 100 países. Em 2016, só no Brasil foram mais de 800 mil casos de dengue, 91 mil de zika e 39 mil de chikungunya. É um dado alarmante e a rápida reprodução do mosquito transmissor– Aedes aegypti – é uma das principais barreiras para o controle e a erradicação da doença. Por isso é que se fala tanto em prevenção, e a participação da população nesse processo é imprescindível.

A dengue e a chikungunya têm sintomas e sinais parecidos. A dengue se manifesta com dores no corpo; a chikungunya apresenta, além das dores no corpo, inchaço nas articulações; já a zika se destaca por uma febre mais baixa, ou ausência de febre, muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Apresentação1

Tratamento – não existem vacinas nem medicamentos específicos para nenhuma das doenças. Repouso e ingestão de muito líquido são recomendados. Alguns remédios são indicados para dor, mas não se deve usar os que contenham ácido acetilsalicílico, pois eles podem desencadear hemorragias. Ao primeiro sinal dos sintomas procure orientação médica e evite sempre a automedicação.

Apresentação12