Quem nunca ouviu o médico prescrever uma medicação que precisava ser tomada no mesmo horário todos os dias, sem falta?! Estes são os famosos antibióticos. Antibiótico é o nome genérico dado à substância que tem capacidade de interagir com organismos causadores de infecções no corpo, matando ou inibindo a reprodução deles e permitindo ao nosso sistema imunológico combatê-los com maior eficácia.
No Brasil, para evitar o uso indiscriminado do antibiótico pela população, desde 2010 sua venda só é permitida com a apresentação de duas vias de receita médica, sendo que uma delas fica com o estabelecimento e a outra com o consumidor. “A automedicação ou o uso constante de antibióticos resulta em um aumento na resistência do paciente perante a esse tipo de medicamento, o que pode no futuro dificultar um tratamento”, comenta Dr. Rodrigo Barth, Infectologista do Centro Clínico e Hospitalar Nossa Saúde.
O antibiótico precisa sim ser tomado mesmo horário como determinado pelo médico. Dr. Rodrigo esclarece que cada medicamento tem o tempo de ação no organismo calculado, e ao tomá-lo conforme orientado, o paciente fica protegido da ação de bactérias durante esse período até a próxima ingestão do remédio. “Caso o paciente perca o horário da medicação, o correto é tomar assim que possível e passar a contar o tempo a partir desse novo horário”, explica. Confira a entrevista completa:
1. O antibiótico interfere na eficácia da pílula anticoncepcional?
Geralmente não. Há alguns tipos de medicamentos que podem interferir, mas nesse caso o médico irá orientar a paciente.
2. Ao primeiro sinal de dor de garganta, posso começar a tomar um antibiótico?
Como mencionado, o uso indiscriminado desse medicamento pode criar resistência no paciente, dificultando o tratamento. Além disso, cada antibiótico combate um tipo de infecção, sendo que nem sempre ela pode ser causada pela mesma bactéria.
3. Existem restrições quanto ao uso de antibióticos para gestantes?
Sim, mas nesse caso, a paciente também será orientada. Por isso, é sempre importante sinalizar ao médico quando a paciente está grávida.
4. E existe alguma contraindicação para o uso de antibióticos em crianças?
Grande parte dos antibióticos pode ser usada tanto em adultos quanto em crianças, podendo variar a dosagem ou forma de administração. Porém, alguns são exclusivamente de uso adulto.