O friozinho está aí e um dos problemas da estação é que muita gente reduz a quantidade de ingestão de água. Que tomar água faz bem para a saúde, isso todo mundo já sabe. Mas diz aí? Você também sabe quais prejuízos para o seu corpo caso não seja ingerida a quantidade ideal de água por dia?
Então senta, porque o assunto é assustador.

A desidratação severa pode afetar todo o corpo; desde fraqueza muscular, cansaço, confusão mental, diminuição da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, dor no peito e outros. Isso pode acontecer com qualquer idade, mas quando somos mais jovens, ainda sentimos necessidade de beber água, o problema maior é com pessoas acima dos 60 anos. Você sabia que eles perdem essa vontade? Olha o perigo aí. Por isso, se conhece alguém ou convive com algum idoso vai ser preciso uma força tarefa. É possível lembrá-los através de mensagens nas paredes, na geladeira, aviso no celular ou um simples telefonema.

Agora o papo é sério. Quanto você tomou de água hoje? Humm, não senti firmeza aí.

Deixa te falar: nosso corpo não produz água, mas precisamos muito dela para que nosso organismo funcione direitinho. Manter o corpo hidratado ajuda nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial e outras. Ah, e o cérebro. Você sabia que ele é formado por 75% de água? Incrível, né? Ele é uma das partes do corpo que exige muita energia para desempenhar as tarefas, e a água é quem faz o transporte de nutrientes que o organismo precisa. E na falta de água, pode ocorrer dor de cabeça, confusão mental, entre outros sintomas.

Sem falar na pele que enruga mais, como também o surgimento de mau hálito, ganho de peso, constipação baixo desempenho nas atividades físicas e retenção de líquidos.
E meninas, pasmem: a terrível celulite adora quando não tomamos água direitinho. É a oportunidade que ela precisa para “se aparecer”.

De acordo com o Ministério da Saúde, devemos tomar 2,5 litros de água por dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, a orientação é consumir um copo por hora com 200 ml. E nada de deixar para beber água apenas quando estiver com sede, pois isso já é um sinal de desidratação. Também é importante lembrar que beber água em excesso pode sim prejudicar o organismo.
Não vai me dizer que não gosta de água? Também não é motivo para fugir do desafio. Aqui vão algumas dicas bem bacanas: água de coco natural, chás, sucos naturais, ingestão de frutas e vegetais. O que deve ser evitado são bebidas industrializadas, pois elas também são ricas em açúcares.

A hidratação é importante para todas as idades, inclusive para as crianças. A quantidade que uma criança necessita ingerir ao dia pode variar de acordo com peso, tamanho, atividade física que pratica, temperatura do ambiente e alimentos que consome, mas sim, é fundamental e necessária, crianças bem hidratadas são mais saudáveis, desempenham mais e vão melhor na sala de aula.
Para as mães de bebês em aleitamento materno exclusivo não devem se preocupar, pois o leite materno já contém água suficiente em sua composição para hidratar o neném e suprir todas as necessidades. De acordo com especialistas, depois deste período, é indicado que de 6 a 12 meses de idade tomem, em média, de 800 ml a 1 litro de água por dia, de 1 a 3 anos, 1,3 litros e dos 4 aos 8 anos, 1,7 litros por dia.

E as águas aromatizadas? O que são e como funcionam?

As famosas águas aromatizadas é somente uma opção saborizada para quem não gosta muito de tomar água ou prefere deixar a hidratação ainda mais atrativa. É possível misturar pedaços de frutas, ervas e especiarias. Basta higienizar, picar e misturar os ingredientes com a água e terá é uma bebida de sabor suave. É possível fazer em grande quantidade, mas é melhor tomar no mesmo dia, pois as frutas escurecem e o sabor pode ficar amargo depois de um tempo. Ela pode ser servida em eventos, ou colocada em uma garrafinha para tomar durante o dia, ou enquanto pratica exercícios.

Existem diversas receitas, mas o objetivo é somente hidratar mesmo, pois elas não têm a função de emagrecer ou tratar doenças. Só cuidado com algumas águas saborizadas industrializadas, pois são basicamente, refrigerantes disfarçados.

Que tal umas receitinhas para deixar sua água mais colorida?

1- Água aromatizada de limão siciliano e carambola
Ingredientes
Suco de ½ limão siciliano
1 ramo de alecrim
½ carambola cortada em fatias
1 litro de água filtrada ou mineral gelada

Modo de Preparo

Lave bem todos os ingredientes. Em uma jarra, junte todos os ingredientes e misture bem. Sirva gelado.

2- Água aromatizada de laranja, hortelã e canela
Ingredientes
1 laranja
1 rama de canela
10 folhas de hortelã
1 litro de água gelada
cubos de gelo a gosto

Modo de Preparo

Lave a laranja e as folhas de hortelã. Corte a laranja em rodelas finas. Numa jarra, junte todos os ingredientes e misture bem. Sirva gelado.

3- Água aromatizada de Limão-siciliano, Uvas e Alecrim
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de uvas de uvas roxas ou verdes sem sementes
1 limão-siciliano em fatias
2 ramos de alecrim
1,5 litros de água

Modo de Preparo

Em uma jarra de servir arrume as uvas, o limão-siciliano e o alecrim e acrescente água. Deixe em geladeira por cerca de 2 horas. Sirva.

4- Água aromatizada com pepino e hortelã
Ingredientes
1/3 de pepino japonês cortado em fatias finas
Folhas de hortelã à gosto
1 litro de água filtrada ou mineral gelada
Modo de Preparo
Lave bem todos os ingredientes. Em uma jarra, junte todos os ingredientes e misture bem. Sirva gelado. O ideal é consumir no dia.
5- Água aromatizada de morango e manjericão
Ingredientes
1 litro de água
8 morangos cortados em fatias grossas
½ limão siciliano fatiado
Ramos de manjericão

Modo de Preparo

Lave bem todos os ingredientes. Em uma jarra, junte todos os ingredientes e misture bem. Sirva gelado.

Agora que você já sabe a importância da hidratação para a sua saúde e bem-estar chegou a grande hora:

Pensando em como alcançar melhor os resultados para a sua vida, lançamos o Desafio da Hidratação. Vai ser fácil, vai precisar apenas de disciplina. A gente te ajuda nessa!

– Procure deixar uma garrafa d´água em local bem visível, como na mesa do trabalho, na mochila, no carro, ao lado da cama;

– Programe um alarme no relógio ou no celular para lembrar que está na hora de se hidratar; existem vários aplicativos que auxiliam nesta força tarefa, baixe um que mais se identifica com você;

– Lembretes anotados por você e espalhados pelo local que frequenta sempre funcionam também.

Que tal, fazer tudo certinho conforme as orientações acima e dividir os resultados conosco daqui uns dias? Você pode mandar fotos ou contar as principais mudanças na sua vida. Vamos adorar acompanhar! E tem mais, melhor até compartilhar com pais, amigos e filhos essas informações e desafiá-los também.

Um time vencedor é sempre melhor, não é mesmo?