Todos os anos, o mês de outubro carrega a responsabilidade de conscientizar a população do mundo inteiro sobre a importância da prevenção do câncer de mama com a campanha Outubro Rosa.

Pontos turísticos em centenas de países vestem-se com essa tonalidade para exclamar a necessidade em exercer a prevenção para este, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.

Este cuidado, porém, não deve se dar apenas uma vez ao ano, precisa ser contínuo.

Nesse período da pandemia causada pelo novo Coronavírus, atente-se para o seu corpo, pois 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a prática cotidiana de hábitos mais saudáveis, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Pratique atividades físicas, alimente-se de forma equilibrada, mantenha o peso corporal adequado, evite o consumo de bebidas alcoólicas e cuidado com hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal. Se você for mãe, não hesite em amamentar, pois a prática da amamentação é muito benéfica.

Conheça o seu corpo

O reconhecimento precoce da anormalidade em sua fase inicial é um fator decisivo para viabilizar formas de tratamentos menos agressivos e que apresentem respostas clinicas mais efetivas. Para isso, você precisa conhecer o seu corpo, afinal a maior parte dos cânceres de mama são identificados pelas próprias mulheres.

Saiba como fazer o autoexame das mamas:

  • Ao apalpar as mamas, note se não existe a presença de caroços (nódulos). Atenção: eles podem ser indolores.
  • Veja se não apresenta alterações nos bicos dos seios.
  • Observe se não há secreções mamilares.

 

Deitada ou no chuveiro:

  • Coloque a mão direita atrás da cabeça.
  • Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda a mama direita.
  • Inverta o lado com o mesmo formato, agora utilizando a mão direita para examinar a mama esquerda.

 

Em frente ao espelho:

  • Inspecione suas mamas com os braços abaixados rentes ao corpo;
  • Levante os braços colocando as mãos na parte de trás da cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno dos seios ou nos bicos;
  • Repouse as mãos na cintura, e ao pressionar levemente o abdome, veja se não houve nenhuma alteração nas mamas;
  • Por fim, esprema o mamilo delicadamente e note se sai alguma secreção.

Faça este autoexame todos os meses, preferencialmente na semana seguinte após a menstruação. 80% dos nódulos mamários são benignos, sendo apenas uma pequena parte desses, correlacionados ao câncer.

Não se engane! O autoexame das mamas não substitui o acompanhamento ginecológico.