Doação de sangue – 10 minutos de coleta de sangue pode ajudar até 4 vidas
Quem pode doar?

Todos entre 16-69 anos, que sejam aptos após ter realizado pré-triagem. A pré-triagem é uma entrevista sigilosa, que visa à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.
Homens podem realizar doação a cada 2 meses, no máximo quatro vezes ao ano e mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano.
A regularidade da doação ajuda a manter os estoques dos Bancos de Sangue. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde temos 1,8% da população doando sangue.

Para doar é necessário:
– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Pesar mais de 50 Kg;
– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Doação de medula óssea – cadastro com uma simples amostra de sangue
Além da doação de sangue, podemos ajudar ainda mais, com doação de medula óssea.
Para ser um doador de medula óssea, precisa haver compatibilidade e a chance é um para cada 100 mil medulas ósseas no Brasil. Assim, é realizado um cadastro dos doadores, para esse cadastro é coletado uma amostra simples de sangue.
Quanto maior o número de pessoas que se cadastrar para a doação, maior será a possibilidade de se encontrar um doador para o paciente que necessita do transplante. O cadastro é uma possibilidade de doação.

Seja um doador!

 



Dra. Elisa Daniele Gaio
Oncologia Clínica – Programa de Saúde – Centro Hospitalar Nossa Saúde
CRM 28580